Coletivo Cronotopo

PodPiratear

¡Ahoy!

⚓ PodPiratear, o novo podcast do Partido Pirata

O Partido Pirata lança essa semana uma iniciativa de podcast para discutir política e internet. Inicialmente, será lançada uma série de três episódios sobre Julian Assange, o cyberativista e jornalista australiano perseguido por divulgar informações sigilosas de governos e empresas do mundo todo, expondo abusos e crimes de outra forma inacessíveis, não divulgados por nenhum outro meio até então.

Relevância histórica

Em um tempo de recrudescimento e perda de direitos, essa é mais uma frente de conflito onde se vê uma ameaça às liberdades de imprensa e de expressão. O processo de extradição do qual Assange é réu balizará futuras decisões sobre divulgação de informações por jornalistas e suas fontes, e será um divisor de águas, podendo representar a validação jurídica da perseguição a opositores ou um precedente a evocar em caso de violação de direitos de algum cidadão pelos poderes constituidos.

Assédio judicial

Assange cria um novo modo de operar o jornalismo e revoluciona a maneira como as pessoas podem ter acesso à informação, o que é positivo em um contexto democrático, mas assusta e incomoda quem se vale da distração da opinião pública para ganhar dinheiro, explorar pessoas e países e manter seu status de poder e riqueza. Acossado por uma perseguição judicial sem que tenha havido efetivamente um crime ao qual responder, Assange pode ser deportado a qualquer momento aos Estados Unidos, onde não terá garantias de defesa contra uma corte que parece já tê-lo condenado de antemão.

☠ O podcast

O Partido Pirata está pronto para ouvi-lo. Mande seus comentários para podcast@partidopirata.org.

Acesse aqui o Podcast pelos agregadores ou ouça a Parte 1 abaixo: PodPiratear

por @TaDrel

Todo o conteúdo do site é distribuído por Creative Commons 3.0 - BY-NC-SA