Coletivo Cronotopo

2021 é o 1984?

Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não para
Não para, não, não para (Cazuza)

O ano é 1949

o mundo já conhecia grandes tiranos como Hitler e Mussolini. Nazismo e Fascismo haviam unido forças para dominar o mundo. Armados de falsas propagandas, montaram um exército nacionalista de civis que enxergaram nos judeus uma raça minoritária que deveria ser extinta da face da terra. Essas palavras podem ter um peso para o leitor, mas o fato foi que aconteceu e manchou a história da humanidade com muito sangue. As marcas da I e II Guerra Mundial estão presentes hoje em governos totalitários espalhados pelo globo terrestre. Democracias estão ameaçadas.

O mundo distópico de 1984 escrito por George Orwell

retrata um governo totalitário que controla o cidadão em cada movimento, em cada ação. Orwell narra a existência de um Ministério da Verdade que tem um único objetivo, mentir e reescrever a história com mentiras e alterações de dados.

Seis de setembro de 2021

Jair Messias Bolsonaro às vésperas do dia da independência (sete de setembro) veta a punição às chamadas fake news e edita a Medida Provisória que altera o Marco Civil da Internet tornando mais difícil suspensão de contas e remoção de conteúdos da Internet.

Eu te pergunto,
2021 é o 1984 de George Orwell?

por @ferox

Todo o conteúdo do site é distribuído por Creative Commons 3.0 - BY-NC-SA