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Podcast Index: De volta ao Streaming Livre e Aberto!

O Podcast Index, disponível gratuitamente, e sem necessidade de cadastro, opera no endereço https://podcastindex.org e nos oferece a possibilidade de assistir a uma ampla gama de podcasts de forma gratuita, sem cadastro e sem monitoramento por parte das Big Tech.

O que é podcast? E como se tem acesso a um podcast?

Podcast é um formato de distribuição de conteúdo, geralmente em áudio, mas às vezes em áudio e vídeo, que funciona armazenando o conteúdo em um servidor, que faz a distribuição com RSS - um protocolo que permite que um aplicativo, o agregador, verifique regularmente se houve publicação de novo conteúdo, evitando que tenhamos o trabalho de pesquisar nós mesmos através de diversos endereços na Internet. O conteúdo disponibilizado em podcasts é aberto - qualquer pessoa que tenha o link do feed RSS pode ouvir ou assistir os episódios, sem necessidade de pagar assinatura, registrar conta ou solicitar aprovação. Embora seja possível ver o podcast diretamente no site do servidor que provê o conteúdo, é mais comum, por conveniência, usar um agregador, que concentra no mesmo lugar podcasts das mais diversas origens. Os agregadores de podcast podem ser aplicativos feitos apenas para esse fim, mas também há aplicativos de streaming que oferecem acesso a conteúdos de podcast.

Os serviços de streaming

Os serviços de streaming, além de oferecer acesso às músicas e programas do seu próprio catálogo, podem disponibilizar acesso a podcasts disponíveis na Internet. Ao fazer isso, funcionam como agregadores de podcast, com uma particularidade: o monitoramento. Quando usamos serviços de streaming de áudio ou vídeo, estamos sendo analisados o tempo todo, o que gostamos de assistir, em que horário assistimos, com que frequência, e somando isso ao cadastro que é feito para poder usar o serviço, temos uma coleta ampla de informações que pode servir para criar um perfil sobre nós, que não serve aos nossos interesses, mas aos interesses de quem opera o serviço. Empresas querem lucro. Ao montar um perfil sobre seus usuários, o operador pode ter ideia dos interesses que essa pessoa tem, e a partir daí, oferecer anúncios direcionados, ou vender as informações para terceiros, conforme os termos de uso, que geralmente são aceitos sem ler.

A questão do controle

Quando estamos usando os serviços de streaming, seja pago ou gratuito, estamos sujeitos à ação dos algoritmos de recomendação de conteúdo que o serviço oferece. O algoritmo do serviço de streaming pode pôr em destaque podcasts ou episódios que ele acha que você gosta, mas também pode agir de forma perversa, como por exemplo, ocultando conteúdo que vai contra os interesses da empresa ou de seus anunciantes; promovendo conteúdos de qualidade duvidosa; ou até mesmo sugerindo conteúdo que promove politicamente ações e ideias de extrema direita, ou que reforçam um posicionamento político hegemônico. Quando usamos este tipo de serviço, estamos permitindo que alguém diga o que devemos ou não assistir, e embora possamos em certa medida desobedecer, há uma força e um controle sutis, um pouco diferentes de como era antigamente com as transmissões de televisão, mas que podem ter impacto significativo nas nossas vidas. Vamos imaginar um cenário hipotético. Um trabalhador vai todos os dias ao trabalho. Um dia, no caminho, ele vê a propaganda - um outdoor, digamos - de uma universidade. Se interessa, faz o curso, e graças a isso ele tem um salto significativo em sua vida. Mas, e se os anúncios fossem todos direcionados, como são os anúncios que vemos na Internet? Talvez esse trabalhador nunca sequer soubesse que o curso que ele poderia fazer existe, porque ele só vai ver o anúncio se isso interessar ao provedor de serviço. E se o serviço se interessar mais em mostrar jogos de pôquer, cassino online, e jogos com felinos? Esse é o ponto. E é dessa forma que o uso de marketing direcionado pode sim controlar e até arruinar vidas.

Como podemos nos proteger?

O problema de nos sujeitarmos a algoritmos invasivos é amplo e está longe de ser solucionado. Mas há o que se possa fazer para mitigá-lo. Uma das atitudes que se deve tomar é evitar os aplicativos e sites que coletam dados sobre os usuários. E sim, há os que não fazem isso.

Podcast Index

Como o próprio site anuncia, “O Podcast Index está aqui para preservar, proteger e estender um ecossistema de podcasts aberto e independente. Nós fazemos isso habilitando desenvolvedores a acessar um índice aberto e categorizado, que sempre vai estar disponível de graça, para qualquer uso”. O Podcast Index é financiado por seus fundadores, e também por podcasters, desenvolvedores, e ouvintes. O site permite ouvir no seu navegador qualquer podcast do catálogo, e há uma API que permite a desenvolvedores criar aplicativos que usem o catálogo para oferecer o conteúdo. Alguns desses aplicativos fazem isso gratuitamente, sem monitorar os usuários, e sem cadastros, como é o caso dos agregadores Escapepod e AntennaPod. Se você gosta de ouvir podcasts, espero que esse conteúdo possa ter sido útil. Vamos tentar furar as bolhas em que nos colocam? Lembre-se: hoje é um belo dia para evitar o GAFAM.

por @TaDrel

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